O Professor

Olá
O meu nome é Fernando Amaral e sou o professor responsável por estes workshops. Sou também professor efectivo da Escola Secundária Pinheiro e Rosa, em Faro, onde lecciono diversas disciplinas de Informática.
Além disso sou o criador da GenteGiralgarve (2009) e seu principal fotógrafo. 

Iniciei a minha actividade como fotógrafo profissional free-lancer em 1976 e vivi exclusivamente da fotografia durante alguns anos, até me licenciar em Engenharia Electrotécnica. 
Dediquei-me a diversos temas como profissional, em especial Crianças, Regatas, Moda, Espectáculos e Publicidade.
Fui dos primeiros fotógrafos a usar a tecnologia digital pois, por coincidência, trabalhava na Canon, na época do seu advento (1992).


As minhas fotografias foram publicadas em vários jornais e revistas e hoje estão espalhadas por outros sítios, do Olhares ao FaceBook

Actualmente utilizo exclusivamente equipamento digital: 2 x Canon 60D e 350D + Canon EF 17-40mm USM + Canon EFS 18-55mm + Canon EF 55-200mm. Nos trabalhos de estúdio utilizo normalmente 3 cabeças de iluminação fixa Wallimex e iluminação anelar para retrato.




Continuo a gostar de aprender lendo artigos e vendo, com olhos de ver, centenas de fotografias todas as semanas, tanto de profissionais consagrados como de amadores anónimos. 

Também gosto imenso de ensinar quando os alunos estão de facto interessados em aprender, algo infelizmente  cada vez
mais raro no ensino oficial.

O meu lema: 
Vive como se fosses morrer amanhã e aprende como se fosses viver para sempre.